06/04/2021

[Resenha] Teto para dois - Beth O’Leary


Sinopse: Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela. Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos super protetores?


Autora: Beth O'Leary

Editora: Intrínseca

Páginas: 400

Classificação: 4/5

 

 

Olá, povo lindo!


            Vou começar essa resenha dizendo que iniciei essa leitura totalmente no escuro quanto a história, logicamente eu vi uma indicação aqui, um amei ali, mas nada que me desse ideia do que eu iria encontrar em suas páginas e não fui atrás para saber mais. Porém “Teto para dois” me escolheu,  sabe quando você se sente compelido a fazer alguma coisa? Era assim que eu me sentia sempre que me deparava com a capa do livro pela internet, eu tinha uma necessidade de conferir essa história que nem sei explicar e me arrependo bastante por ter demorado tanto para ceder a esse desejo da minha alma.

 

            O Livro tem uma história maravilhosa e muito bem construída em todos suas propostas, não é um romance de leveza 100% já que trás assuntos delicados, porém a forma como são abordados faz toda a diferença deixando a narrativa leve mesmo quando o assunto é tão sério. Uma característica dessa história é que ela serve para as duas vertentes, para quem está dentro do problema e precisa reconhecer certas atitudes e para quem está de fora a prender a lidar com todo o processo da outra pessoa, sabendo se colocar, sabendo como ajudar e quando ajudar. Além de uma história muito amorzinho e com um romance muito fofo e bem construído, “Teto para dois” é uma leitura que enriquece na mesma proporção que enriquece a alma.

 

“É estranho ver como é fácil conhecer alguém pelos vestígios que a pessoa deixa para trás.”

 

            Essa maravilha só não levou nota máxima + favorito porque eu sou muito chatinha, ou seja, o problema sou eu e não a história. O livro perdeu uns pontinhos por duas questões pessoais. Primeiro eu achei a narrativa bem lenta no começo, BEM lenta e de difícil conexão até que os personagens começassem de fato a interagir e isso demorou um tempão me deixando um pouco desanimada de início. A segunda questão é que eu não consigo visualizar os personagens, formas, rostos, cores, nada, a história fez muito sentido, mas a visualização no meu  caso ficou comprometida e eu não sei explicar o motivo, só não aconteceu.


            Por mais devagar que tenha sido o início da narrativa eu entendo HOJE, após terminar que a narrativa não é lenta realmente ou enfadonha, a questão é que a personagem principal Tiffy precisa passar por todo um processo e nós vamos com ela em cada pequena etapa dessa jornada. Mesmo a história sendo divida em dois pontos de vista eu sinto que  a história da Tiffy é que dita o ritmo da narrativa e pensando assim é compreensível esse processo de alto conhecimento, luto, descobertas, aceitação e conhecimento. Acredito que se Tiffy e Leon tivessem avançado no relacionamento um pouco antes não teria funcionado, pois ela não estava pronta para ser ela e muito menos para conhecer um outro alguém tão oposto ao seu estilo.

 

“Foi uma maneira estranha de conhecer Leon, escrever todos esses bilhetes nos últimos meses, e meio que aconteceu sem que eu percebesse - em um minuto, estava rabiscando um recado rápido para ele sobre comida, no outro, era uma correspondência completa e diária.”

 

            Estou dando voltas, pois realmente não quero entregar a problemática principal do livro, acho que a narrativa foi feita para que o leitor vá descobrindo junto com a protagonista, aos poucos e passando com ela as situações, realmente questionar algumas coisas etc... Esse livro precisa ser vivido no seu máximo e não quero ser eu a estragar essa experiência.

 

            O romance assim como o todo é gradativo e natural, a troca de correspondência via post-it deu uma inovada nos diálogos e eu achei sensacional. São personagens completo opostos em personalidade, Tiffy é falante e colorida, enquanto Leon é calado e cinza. Mas um consegue tirar o melhor do outro aos poucos e vão se conhecendo sem se ver, se ajudando sem pedir nada em troca e criando uma realidade onde as duas formas de viver a vida possam coexistir de forma natural e pacifica.

 

“Às vezes, a felicidade simplesmente acontece”

 

            Essa resenha está gigante então vou ao último ponto que são as amizades desse livro, no início estranhei um pouco, mas com o tempo fui me vendo nos amigos da Tiffy, um pouco de cada, amigos maravilhosos devo dizer, amigos de verdade que não soltam a sua mão mesmo que para isso precisem engolir muito sapo, além de serem personagens muito maravilhosos.

 

            Livro mais que recomendado? SIM! Então, corre para conferir essa história e se você já leu deixa seu comentário sem spoiler me contando como foi sua experiência com essa leitura.

 

Beijos e até a próxima!      

6 comentários:

  1. já tive ótimas indicações desse livro e sua resenha só me fez aumentar a vontade de ler.Pretendo fazer isso assim que terminar minha lista do semestre.Bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu adorei a sugestão de livro 🙂 a história é bem interessante, já quero ler

    ResponderExcluir
  3. adoro esse tipo de livro
    esse ainda não conhecia
    adorei

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Li essa obra recentemente e simplesmente amei. Diferente de você, não foi uma leitura lenta, tanto que devorei em apenas dois dias e ao final fiquei querendo mais. Tudo que a personagem passa é mais do que essencial para evolução dela, que é sensacional. Uma leitura que vale muito a pena!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Adoro esse sentimento de que existe livros que conversam com nossa alma haha é aquela leitura que tudo é perfeito, maravilhoso e realmente se arrepende de não ter lido antes. Já ouvi falar MUITO de Teto para Dois mas ainda não tive oportunidade de ler. Espero mudar isso em breve! Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gentee que inusitado! Imagina só essa sublocação do apê e como tudo vai se dar heim? Amei , já fiquei super curiosa para ler.

    ResponderExcluir