31/03/2015

[Resenha] Cidade dos anjos caídos - Cassandra Clare



Sinopse: A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 364
Classificação: 4/5



Esse é o quarto livro da série que como muitos já devem saber deveria ter sido uma trilogia, mas a autora optou por dar continuidade. Cidade dos anjos caídos é um recomeço, temos novos mistérios, novos vilões, novas histórias e um foco maior nos outros personagens, mesmo que Jace e Clary continuem sendo a parte central da história.

Por se tratar de um recomeço e não uma continuação, esse livro voltou a ser introdutório e quem leu minha resenha de Cidade dos Ossos sabe que eu achei o começo do livro bem arrastado, então voltar para introdução foi bem arriscado para a autora, pois saímos de um livro incrível como foi Cidade de vidro e voltamos a uma narrativa morna e sem muito movimento, mas por outro lado temos a oportunidade de perceber a evolução da Cassandra, já que mesmo sendo um livro de introdução o nível da narrativa melhorou absurdamente, para vocês terem uma noção eu li muito rápido.

"(...) Vocês se amam, qualquer um percebe só de olhar; o tipo de amor que pode incinerar o mundo ou erguê-lo em glória. (...)"

Esse livro tem um foco maior no Simon, aquele que eu amo não amar, vocês precisam entender que eu tenho uma pequena antipatia com o personagem, seria injusto e mentiroso dizer que ele não evoluiu e melhorou muito, mas em comparação com outros personagens acho que um foco maior nele foi desnecessário nesse momento, é complicado falar já que eu terminei a série e já sei de muita coisa, o que vocês precisam saber é que NESSE momento eu achei que não precisava focar tanto nele, por mais que sua história seja interessante e que graças a ele tenha acrescentado novos personagens dos quais eu gosto bastante.

Não tenho muito que falar sobre a personalidade dos personagens, eles estão lidando com os efeitos da guerra e tentando reconstruir suas vidas, não teve muita evolução de um livro para o outro, o único que realmente teve uma mudança mais perceptível foi o Alec, acho que o personagem ficou mais acessível, todo o lance da descoberta sexual, drama de namorar um ser do submundo aproximaram o personagem dos leitores, pelo menos de mim que o enxergo de uma maneira completamente diferente.

"(...) Mas vejo meus irmãos entregando os respectivos corações e penso não sabem que não deveriam fazer isso? Corações são frágeis. E acho que mesmo quando a pessoa se cura, ela nunca mais volta a ser como era antes."

Vou concluir dizendo que antes de pegar o livro para ler eu achei que essa leitura seria uma tortura, mas contradizendo todas as minhas certezas esse foi um livro que superou as minhas expectativas, foi muito agradável e como eu já disse rápido de ler. Então eu recomendo muito a leitura.

Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário