24/04/2019

[Resenha] Boa noite - Pam Gonçalves



Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Autora: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Classificação: 5/5


            Não é o primeiro livro que eu leio de autoria da Pam, eu pulei a ordem e comecei com Uma história de verão, mas esse foi de fato o primeiro livro solo escrito pela autora que já era minha booktuber preferida, então quando eu soube que ela ia autografar em uma livraria perto da minha casa não perdi tempo e corri par garantir meu autógrafo, desde então o livro estava na minha estante esperando uma oportunidade e eu fico muito triste em dizer que fui uma idiota por ter demorado tanto tempo para conferir a história da Alina.

Depois de ver nas redes tantas críticas sobre livros de booktuber e compartilhar de algumas opiniões, me sinto na obrigação de dizer que a Pam é muito talentosa, ela pegou a bagagem de leitora e construiu uma história incrível, envolvente, crítica, leve e empoderadora. Terminei a leitura em dois dias apenas, me vi completamente envolvida na vida na personagem, imersa em seus problemas e torcendo muito por sua felicidade.

“Sentirei saudade, mas realmente não é mais o meu lugar. Eu preciso encarar a situação. Não vou deixar que as outras pessoas definam quem sou.”

            Alina é uma menina que saiu de uma cidade pequena no sul do país chamada Laguna para estudar engenharia da computação em Pedra Azul (cidade universitária), já começamos a entender a personagem pela escolha do curso que é ocupado esmagadoramente pelo sexo masculino, a protagonista sofre bastante com o preconceito e precisa provar todos os dias que é muito capaz, até mais do que aqueles espertinhos com piadas machistas na ponta na língua, achei muito forte da personagem encarar tudo de cabeça erguida e sempre um passo a frente, não levando desaforo para casa, mas sem se envolver em maiores problemas.

A princípio é fácil pensar que o livro é sobre preconceito, autoconhecimento, amadurecimento e mudança, mas Pam conseguiu introduzir de forma tranquila, bem elaborada e forte o tema sobre violência sexual em universidades, ela levantou uma bandeira até então deixada de lado na literatura brasileira (que eu saiba) e fez isso lindamente, mostrando que união e respeito são o principal alicerce para combatermos esse e qualquer mal, apresentou para aqueles que não conheciam a palavra sororidade, levantou uma discussão pertinente sobre a forma que as faculdades lidam como assunto, sempre se eximindo de qualquer responsabilidade. Enfim, esse é um livro além de bem escrito e envolvente, muito pertinente para as discussões atuais e atemporais do universo feminino.

“Ao contrário do que somos educadas a pensar, as outras mulheres não são nossas inimigas, mas sim nossas irmãs.” 

            Uma coisa que me deixou bem contente foi à ambientação da narrativa, esse é um livro totalmente BR, sem necessidade de importar histórias, nomes ou lugares. Me deixa muito feliz quando um autor nacional usa o nosso cenário para suas história.

Com receio dessa resenha ficar enorme, vou apenas levantar a questão dos personagens, gente o que é a Manu? Que menina maravilhosa, para cima, doidinha, mas com muitas questões, voto para que a Pam conte a história dela e de quebra nos dê um vislumbre de como anda nossa Alina, afinal essa história e esses personagens já são nossos. Toda a galera da república é de mais, as meninas da sala da Alina também são incríveis, ou seja, quero livro de todo mundo, mas se for para escolher apenas um fica o recado “Pam querida, escreve sobre a Manu”.

PS: Após essa resenha ser escrita, Pam lançou um conto intitulado Bom Ano que tem como protagonista minha amada Manu, fiquem com minha mini resenha.


Sinceramente eu terminei o conto pensando "tá, e os outros?". Amei o protagonismo da Manu e ainda espero mais que um conto da sua história, ela merece muito, é uma personagem incrível. A Pam arrasou, mas eu vi dois problemas o primeiro é que se trata de um conto e por isso me deixou querendo muito mais, segundo foi que o final em aberto (quem leu entende) me deixou surtando e eu preciso de mais, logo. Enfim, Pam arrasou e tem se mostrado uma autora muito boa e que tem um futuro brilhante pela frente.

            Eu deixo vocês com essas recomendações, de livro nacional de primeira qualidade, não deixem de conferir Boa noite e DEPOIS Bom Ano.

Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário