14/05/2019

[Resenha] Rainha das sombras - Sarah J. Maas




Sinopse: Todos que Celaena Sardothien amou lhe foram tirados. Mas finalmente chegou a hora da retribuição. A vingança promete ser tão dura quanto o aço da Espada de Orynth a espada de seu pai. Finalmente Celaena retornou ao império; por justiça, para resgatar seu reino e confrontar as sombras do passado. A assassina está morta. Ela abraçou a identidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. E ela vai lutar. Por seu primo, a Puta de Adarlan, o general do Norte... um guerreiro preparado para morrer por sua soberana; por seu amigo Dorian, um príncipe preso em uma inimaginável prisão; por seu povo, escravizado por um rei cruel e à espera do retorno triunfante de sua líder; por seu carranam e a libertação da magia. Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin precisa tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados. Tudo isso enquanto os valg continuam trabalhando nas sombras. E Manon Bico Negro, a Líder Alada das Treze, treina suas bestas voadoras. Mas é de Morath, a fortaleza montanhosa do Duque de Perrington, que uma ameaça como nenhuma outra promete destroçar seu grupo de rebeldes e sua corte recém-formada. 

Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 644
Classificação: 5/5 - Favorito

Rainha das sombras começa com Aelin voltando para Forte da Fenda depois de ter passado um tempo em Wendlyn onde aprendeu sobre sua magia e como usar seus poderes féericos. Muita coisa mudou nesse período, Aelin não é mais uma assassina, ela é a rainha de Terrassem e está disposta a tudo para libertar seu povo e construir um futuro para seu reino. Ela volta com sede de sangue e com um plano pronto, mas algumas coisas no caminho vão exigir que a rainha repense e os refaça.

“Ela era a herdeira do fogo. Ela era fogo e luz e cinzas e brasa.  Era Aelin coração de fogo e não se curvaria para nada nem ninguém.”
Como de costume esse livro também é narrado em terceira pessoa o que facilita ao leitor se envolver mais fundo na história, precisamos desse tipo de narrativa para que possamos acompanhar todos os acontecimentos (que são muitos). Geralmente quando a narrativa é em terceira pessoa não somos surpreendidos, afinal, já sabemos o que está acontecendo, mas com Rainha das Sombras isso não existe mesmo tendo um quadro claro dos acontecimentos o leitor ainda se surpreende muito ao longo do livro e isso é maravilhoso. Uma característica desse livro que me deixou muito feliz é que o ritmo está perfeito, diferente do que aconteceu nos anteriores a história não fica parada um minuto, já começa com sangue, porrada e espadas e vai assim até o final, quando achamos que vai dar uma acalmada algo acontece e de novo mais ação, mais planos mirabolantes, mais Aelin sendo maravilhosa. A narrativa tem um ritmo tão bom que nº número de páginas passaram voando, o que também facilita a leitura ser fluída são os capítulos curtos já característicos da autora.



Alguns personagens que já conhecemos em A Herdeira do fogo continuam presentes nesse livro na mesma medida em que outros personagens foram introduzidos, cada um tem seu propósito, ninguém é esquecido e ninguém passa despercebido, nem mesmo os coadjuvantes dos coadjuvantes.

Aelin como sempre é o centro de toda a história, a personagem está mais letal do que nunca, porém percebi que ela está menos sangue e mais estratégia nesse livro, planejando e se preparando antes de dar um passo, gostei muito disso, pois mostra um amadurecimento necessário, vemos aqui menos da assassina e mais da rainha que ela promete ser (e que rainha). Mesmo com as mudanças a personagem continua com sua essência, muito arrogante, decidida, pronta para qualquer sacrifício a fim de salvar seu povo e aqueles que ama.


“Dez anos de sombras, mas não mais. Ilumine a escuridão, Majestade.”

Uma personagem que MERECE toda à atenção e carinho é Manon, sim, eu não gostava muito das partes dela em Herdeira do Fogo, mas nesse livro fiquei esperando para ver o que estava acontecendo com ela. Para vocês terem noção à bruxa se tornou uma das minhas personagens favoritas, arrisco dizer que ela é uma das melhores personagens dessa saga. A bruxa tem tantas nuances e tanta coisa para ser explorada que eu fico ansiosa e entusiasmada por mais, junto com Manon vem todas as bruxas e aqui Asterin ganha destaque, com uma história sólida e muito sofrida nos fez ver que ainda existe esperança para o coração mais sombrio e sedento de sangue e por conta dela Manon se questionou, pensou em novos caminhos, cogitou ações diferentes e mudou muito. Infelizmente não posso me aprofundar muito na história já que se continuar falando vai chover spoiler, mas vou dizer uma coisa “prestem atenção na Manon, ela promete muito”.


“Manon sacou Ceifadora do vento. Então os gritos recomeçaram.”

Como eu já disse todos os personagens tem sua importância e mesmo o destaque ficando com a Aelin e Manon tive belas surpresas e uma delas foi a Lyssandra (quem leu A lâmina da Assassina sabe quem é) uma aquisição muito agradável e inesperada, fiquei encantada com a personagem e sua história. E digo mais, prevejo um romance arrasador entre ela e outro personagem que não direi quem é. Chaol agora é líder rebelde (quem diria?) e está se esforçando muito para salvar Forte da fenda dos príncipes Vlags. Eu fiquei triste por ele, mas com o tempo fui me acostumando com sua nova vida e o novo caminho que Sarah planejou. Dorian aparece pouco e quando aparece seus capítulos são curtos, já que após o final do livro anterior ele está em uma batalha interna e tende a ficar bem confuso, não da para falar mais nada a respeito, só lendo para saber. Ainda tem Elide, uma nova personagem que é muito importante nesse livro e será ainda mais futuramente, estou louca para saber o que irá acontecer com ela. Se não bastasse ainda temos breves momentos de Rowan e Aedion como centro da narrativa, confesso que adorei a visão deles dos acontecimentos, uma outra forma de ver as coisas, com um olhar feérico e feroz.

PODE SER SPOILER

Não vou mentir, eu senti o baque no encontro de Aelin e Choal e fui sentindo em todas as partes de interação deles, fui percebendo com dor no coração que o destino deles já estava traçado e por mais que minha vontade dissesse não, era inevitável o fim. Não fiquei feliz, não estou radiante com as novas possibilidades, conformada sim, satisfeita não. Desde o primeiro livro Sarah vem construindo uma base sólida para os personagens, um romance que prometia muito, entregou muito por algum tempo, mas pelo que parece a autora resolveu mudar o rumo e separou o casal que eu tanto presava. Sarah não fez de uma forma dolorosa, mas doeu mesmo assim, no fim ela deu novos amores para os dois, amores esses que prometem muitos suspiros e que combinam e se encaixam bem, porém ainda tenho um vazio no peito e uma esperança que cisma em me trair, mesmo eu já estando conformada com o rumo das coisas e torcendo para que dê tudo certo no final.

ACABOU O QUE PODE SER SPOILER


“Aelin era uma nuvem rodopiante de morte, uma rainha das sombras e aqueles homens já eram carniça.”

Desculpem, mas essa resenha virou uma bíblia. Vou concluir dizendo que eu gritei muito no final do livro (meu marido está de prova), fiquei bege com os acontecimentos e mais bege ainda com o gancho maravilhoso que Sarah deixou para as continuações, gancho esse que eu percebi está sendo construído desde o primeiro livro, pedrinha por pedrinha e uma coisa é certa essa série ainda promete muito, espero que continue no ritmo de Rainha das Sombras, espero grandes feitos, grandes mudanças e grandes batalhas pela frente. Queria falar muito mais, vocês não fazem ideia do quanto ainda tenho para falar, mas vou terminar aqui. Espero que leiam Rainha das Sombras, eu sei que o tamanho assusta, mas eu garanto que o conteúdo compensa.

Beijos

6 comentários:

  1. Não conhecia essa série, mas conheço a escrita da autora por conta de Corte de Espinhos e Rosas, já quero começar a ler a série, assim como Corte de Espinhos e Rosas me envolveu tenho certeza que essa série também irá. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero MUITO conhecer essa série. Amanha eu até vou num evento para fãs aqui e Belo Horizonte. Tenho muita curiosidade. Nos eventos da Record sempre vejo fãs fervorosos.Quero experimentar um pouquinho desse universo também!!!
    Beijão

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por essa série e esse livro é o meu favorito. Adorei como a Sarah desenvolveu a trama e o ritmo mais intenso. Além disso, as reviravoltas são incríveis, né? Como você, eu também não curti muito a Manon em Herdeira do Fogo. Mas a partir de Rainha das Sombras ela ganhou meu coração e é uma das personagens mais incríveis da série.
    Adorei sua resenha e espero que você goste dos próximos livros também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Acompanho os comentários e opiniões dessa série desde o início. Sempre são elogios. Difícil encontrar crítica mas confesso que não é uma leitura que me atraia para ler. Dificilmente faria ela. Mas gostei de conferir sua resenha e seus pontos da leitura está ótimo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Ainda não li essa série e não sei se um dia vou ler, mas sinceramente não sinto mais tanta vontade. Eu fiquei bem perdida na resenha, pois não conheço as personagens nem nada, mas gostei de conferir. Não sou muito de livros em terceira pessoa, raramente alguns me conquistam, mas claro que sempre depende da condução do autor.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Eu não leio essa série, para falar a verdade, nunca li nada dessa autora. Porém, a premissa do livro parece ser bacana.

    Mas fico curiosa, eu não tenho muita vontade de ler esses livros, mas você conseguiu instigar minha curiosidade com o que pode ser spoiler. rs

    Beijo.
    Ana.

    ResponderExcluir