11/08/2020

[Resenha] Pessoas Normais - Sally Rooney

 


Sinopse: Na escola, no interior da Irlanda, Connell e Marianne fingem não se conhecer. Ele é a estrela do time de futebol, ela é solitária e preza por sua privacidade. Mas a mãe de Connell trabalha como empregada na casa dos pais de Marianne, e quando o garoto vai buscar a mãe depois do expediente, uma conexão estranha e indelével cresce entre os dois adolescentes contudo, um deles está determinado a esconder a relação. Um ano depois, ambos estão na universidade, em Dublin. Marianne encontrou seu lugar em um novo mundo enquanto Connell fica à margem, tímido e inseguro. Ao longo dos anos da graduação, os dois permanecem próximos, como linhas que se encontram e separam conforme as oportunidades da vida. Porém, enquanto Marianne se embrenha em um espiral de autodestruição e Connell começa a duvidar do sentido de suas escolhas, eles precisam entender até que ponto estão dispostos a ir para salvar um ao outro. Uma história de amor entre duas pessoas que tentam ficar separadas, mas descobrem que isso pode ser mais difícil do que tinham imaginado.

 

Autora: Sally Rooney

Editora: Companhia das letras

Páginas: 264

Classificação: 4/5 


“É um dos segredos daquela mudança de estabilidade mental adequadamente nomeada transformação, que para muitos de nós nem céu nem terra trazem qualquer revelação, até que sejamos tocados por alguma pessoa com uma influência peculiar, subjugando-nos à receptividade. “

George Eliot

 

É com essa citação que começa um dos livros mais instáveis que eu já li até agora.

 

Conheci o livro através do canal da Pam Gonçalves (AQUI) e a princípio não dei muita bola, até que por um estalo do destino que chama “vai ter série” eu me vi curiosa quanto a história, cogitei só assistir, mas uma promoção de e-book surgiu e estamos aqui com a leitura mais rápida do ano.

 

Agonia, fluidez e curiosidades. Essas são as três palavras que destacam essa leitura.

 

Vou fazer a resenha de acordo com as palavras que definem o livro para mim. De trás para frente começamos com Curiosidade. A narrativa tem alguma coisa que prende o leitor a ponto de esquecer o tempo, eu comecei a ler a noite e de repente dormir me pareceu um crime ou uma perda enorme de tempo, pois todo meu ser queria saber o que ia acontecer a seguir, como tal situação ia se desenrolar, por que fulano fez tal coisa? Por que? Por que? ...

 

“Estar sozinho com ela é como abrir uma porta para fora da vida normal e fechá-la depois de passar.”

 

Agora vamos para a fluidez da narrativa e seus componentes. Para ser bem sincera o formato de narrativa e escrita não me agrada geralmente, é uma escrita continua em terceira pessoa, os diálogos não tem travessão ou qualquer sinalização, coisa que realmente me incomodam bastante na hora da leitura, mas com Pessoas Normais eu senti apenas a necessidade de ler de um fôlego só, a construção de texto que tinha tudo para me repelir fez o contrário me deixando bem surpresa.

 

A história acompanha a vida de duas pessoas, começa no último ano da escola, passa para a faculdade. A linha de tempo pula entre os capítulos e o leitor que lute para preencher as lacunas entre um período e outro, mesmo que narre um passado onde mostram algum momento entre períodos não aprofunda muito e isso não foi nada ruim para falar a verdade, esses momentos de lembranças é mais para ajudar no contexto do presente que qualquer coisa.

 

“Não se sinta mal. Sou mais inteligente que todo mundo.“

 

Eu poderia dar cinco estrelas se não fosse pela agonia de acompanhar a vida desses dois. Não é um romance levinho, porém não se aprofunda realmente em nenhuma problemática externa aos sentimentos dos protagonistas. Algumas de suas questões me deixaram bem incomodada, afinal o que eu não entendo me causa estranheza e por muitas vezes eu não os entendia.

 

Muito se fala em ser uma pessoa boa, mas na verdade o “bonzinho” do rolê tem atitudes bem babacas. A inversão de papéis na sociedade também foi interessante, geralmente a menina rica é a popular e o garoto pobre o zoado, aqui vemos uma dinâmica diferente, fica claro que dinheiro não é uma questão de felicidade, que casas grandes e bonitas podem esconder muita coisa feia em seu interior e isso se espelha na personalidade da pessoa. Tanto do que foi proposto do livro, me pareceu vim de fato de uma estrutura familiar bosta, o que gerou um ser humano complexado e cheio de traumas.

 

“Se era diferente com Connell, a diferença não estava acontecendo dentro dela, na sua personalidade, mas entre eles, na dinâmica.”

 

O livro fala diretamente o impacto de nossas decisões e na influência de outra pessoa no nosso futuro. Questões como, “quem eu seria hoje se tivesse feito diferente naquele segundo?” me vieram a mente durante a leitura.

 

A vida da Marianne me deixou bem abalada para falar a verdade, ela é o centro do livro, alguém tão simples e tão complexa ao mesmo tempo. Me partiu o coração a última frase do livro e para mim ela definiu toda a história. Temos um final definitivo e aberto, mas que entrega como um tijolo o que a autora quis mostrar todo tempo.

 

“Não sei o que há de errado comigo, diz Marianne. Não sei por que não consigo ser que nem as pessoas normais.”

 

Acredito que a história seja um gatilho para pessoas sensíveis a abuso, então fiquem ligados quanto a isso, eu de verdade não recomendo se for o caso. Se para mim foi difícil, imagino para quem tem sensibilidade. É importante ressaltar que o livro tem e fala bastante de sexo, de forma natural e realista, não chega a ser um livro Hot o sexo é consequência natural, não é romantizado, não é um tabu, apenas está presente.

 

“Você nunca vai conhecer de verdade a outra pessoa, e coisa e tal.”

 

Eu não sei explicar o que eu acho do livro em si, meu senso crítico está anuviado pela sensação de ler algo que me surpreendeu, me entregou o algo a mais que eu não achava a muito tempo. Sendo assim não sei dizer se essa sensação é devido a qualidade do livro ou pelo meus sentimentos em relação a ele, felizmente vocês vão precisar ler para tirar suas próprias conclusões. É isso, muito em breve volto com a resenha da série que já estou começando a assistir, espero que tenham gostado da resenha.

 

Beijos e até a próxima!


8 comentários:

  1. Ai, eu tenho esse livro aqui e eu tô muito curiosa pra ler! Também quero muito ver a adaptação.
    Minha amiga já leu esse livro e ela disse que é incrivel e ela brincou muito que tudo seria resolvido se as pessoas fossem pra terapia HAHAHAHAHHA
    Eu tô realmente muito ansiosa pra esse livro, adorei sua resenha, me deu ainda mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Oiieee

    Esse livro tem conquistado e surpreendido bastante gente, eu comecei mas acabei largando porque não conseguia com o estilo narrativo, terceira pessoa não me prende muito, mas eu pretendo tentar de novo e insistir porque acho que tem tudo para ser uma boa leitura.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thayza! Uma amiga minha leu e achou um pouco cansativo. Acho que por causa dessa falta de travessão para os diálogos, eu fico agoniada com isso. rs
    Gostei da sua resenha, fiquei mega curiosa sobre o desenvolvimento da história dos personagens, parece uma boa leitura para ficar acordada à noite, como deve ter sido seu caso.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei de saber que vai ter série, acabei de saber por você da existência da obra, o que me animou porque gosto quando o livro nos tira de um lugar de certeza de tanto que nos surpreende.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Interessante a sua perspectiva sobre. Eu também ouvi falar do livro através do canal da Pam, mas ainda não tive oportunidade de ler. Fiquei curiosa por tudo que falou e seu misto de sentimentos. Acho que será uma história que me sensibilizará. Dica mais que anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu estou vendo várias bookstagramms falando desse livro, a Pam Gonçalves foi apenas uma das que vi elogiando a história dele e quando um livro fico muito hypado, eu perco a vontade de lê-lo por um tempo. Gostei muito de ler sua opinião sobre o livro, mesmo você dizendo que o seu senso crítico está comprometido porque ficou supresa com a história, vou deixar passar a hype antes de comprá-lo para ler.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa resenha!
    Já é a segunda vez que vejo uma resenha tão positiva sobre esse livro e agora estou realmente morrendo de vontade de conferir!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Estou bastante curiosa para ler esse livro. Desde que foi lançado, só tenho visto elogios e a premissa é muito boa. Apesar de amar romances clichês, de vez em quando gosto de me aventurar em romances mais reais e com uma carga dramática maior. Esse parece ser uma leitura bem forte e que mexe com o leitor. Fiquei muito curiosa para saber o que acontece no final e que mexeu tanto com você.
    Amei a resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir