03/07/2019

[Resenha] Corte de espinhos e rosas - Sarah J. Maas



Sinopse: Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar um féerico transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira que ela só conhecia através de lendas , a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... Ou Tamlin e seu povo estarão condenados.

Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Classificação: 5/5 – Favorito

Achei que depois de Trono de Vidro estava preparada para Corte de espinhos e rosas, ledo engano, Sarah conseguiu me surpreender muito com o início dessa trilogia, um mundo já conhecido (feéricos) e completamente novo e inexplorado, mostrando a face mais cruel e letal dessa raça.

                 Uma característica da autora que me encanta imensamente é sua capacidade de criar personagens femininas maravilhosas, fortes e cheias de nuances. Independente se mocinha ou vilã podem ter certeza que a personagem vai roubar a cena e seu coração para o bem ou para o mal.

            Diferente do que eu esperava se tratando do gênero (fantasia) e por ser um livro de introdução, a narrativa é muito fluída e não fica lenta em momento algum, até mesmo nos momentos de “calmaria” a história caminha em um ritmo envolvente e perfeito, não é corrido nem se arrasta e a escrita da Sarah é impecável nos mínimos detalhes. A autora só reafirmou que é maravilhosa, talentosa e merece o reconhecimento e admiração dos seus fãs.

"Ela roubou uma vida. Agora deve pagar com o coração"

       Muito se fala de relacionamento abusivo quando se trata dessa trilogia, sinceramente nesse primeiro livro não consegui enxergar isso de forma clara. Porém acredito que isso será mais evidente a partir do segundo livro, onde muita coisa irá mudar, dessa vez Sarah foi rápida e já encerrou o primeiro livro prometendo uma sequência electrizante.

            Não preciso dizer que sou apaixonada pela capa ne? É só olhar e se apaixonar, a diagramação é simples, folhas amarelas, com letra e espaçamento confortável, além dos capítulos curtos já característicos da autora. Dessa vez eu li dividido, um pouco no físico e um pouco em e-book e dessa maneira foi possível terminar a leitura antes do previsto já que pude ler fora de casa sem ser obrigada a carregar um peso danado que só vai aumentando conforme seguimos na história, por isso, vou continuar com a leitura meio a meio que deu muito certo.

"Eu sabia... eu sabia que seguia um caminho que provavelmente terminaria com meu coração mortal despedaçado, mesmo assim... Mesmo assim, não pude evitar."

            Vale lembrar que essa não é uma fantasia no estilo YA e possui cenas de sexo ou mais para o sensual, além de ter uma dose de violência considerável. Para muitos pode ser um ponto negativo, mas para mim acrescentou bastante a história, pois não são momentos infundados, existe sim um conceito e mostra que esse é de fato uma fantasia mais madura e adulta, o que me agradou demasiado considerando que já não sou mais uma menininha e amo o gênero.

            Feyre é a prova do diferencial da autora, assim como Aelin ela mostra a que veio logo de cara, não faz tipo, é madura e focada, fico imaginando essas duas em um mesmo livro, seria no mínimo impressionante. Quero fazer uma pequena observação, mesmo sendo uma personagem madura, Sarah soube trabalhar as fraquezas da personagem e fazer com que ela crescesse ao longo da história.

"Melhor morrer com a cabeça erguida a morrer como um verme, encolhida e covarde."

             Não vou falar dos personagens masculinos por enquanto, deixem eu explorar melhor a história para ter uma opinião melhor a respeito deles, mas uma coisa eu admito, um pedacinho do meu coração foi para Corte Noturna e eu estou muito ansiosa para encontrar ele novamente.

            É isso, mas um livro de tirar o fôlego, bem fechado que poderia ser facilmente um livro único pois fecha bem bonitinho, mas a Sarah colocou no final uns elementos que fazem o leitor implorar por mais e comigo não foi diferente, sendo assim logo eu volto com a resenha do segundo livro.


Beijos


5 comentários:

  1. Que bom que você citou as cenas de sexo e violência, porque não tinha visto ninguém falar disto até agora, apesar de não ter lido a saga, mas acho importante pela questão do que as pessoas gostam de ler, mas sei que não deve chegar a ser erótico, é mais YA mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    a leitura desse livro me fez ansiar por tudo o que essa mulher tenha escrito, a história, os personagens e a ambientação são maravilhosos e se me permite o segundo consegue ser ainda melhor. A autora possui um talento maravilhoso para retirar cartas da maga e nos surpreender. Com relação ao relacionamento abusivo, também não consegui enxergar muito disso nesse primeiro, no segundo fica mais evidente. E a capa, nem preciso dizer que também sou completamente apaixonada por essa belezura.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ooi,
    Confesso que ainda não li nada da autora e nem sei o porquê! Ja cansei de ler e receber opiniões positivas sobre a série e acho que já passou da hora de conhecer a escrita da Sarah e essas personagens femininas fortes. Já está na minha lista de leituras!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esse ano li essa série e me apaixonei pela escrita da Sarah. Como não amar esse mundo de fantasia, cheio de Cortes e personagens tão cativantes que ora amamos e depois estamos torcendo para outros. Prepare seu coração porque os próximos livros são maravilhosos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?
    Nunca li nada da autora, acredita? Pois é! Acho que por não curtir muito fantasias, não vai ser o tipo de leitura que me agrada.
    No entanto, curti muito saber que a autora cria personagens femininas cheias de nuances, fortes e empoderadas. Adoro quando as autoras criam fantasias onde as mulheres se bastam e não precisam ficar sendo salvas por homens.
    Vou esperar suas resenhas dos próximos volumes. Quem sabe não me animo em ler? ♥
    Beijos!!

    ResponderExcluir