17/07/2019

[Resenha] Ônix - Jennifer L. Armentrout




Sinopse: Estar conectada a ele é uma droga!
Graças ao seu abracadabra alienígena, Daemon está determinado a provar que o que sente por mim é mais do que um efeito colateral da nossa bizarra conexão. Em vista disso, fui obrigada a dar um “chega pra lá” nele, ainda que ultimamente nossa relação esteja... esquentando. Algo pior do que os Arum ronda a cidade. O Departamento de Defesa está aqui. Se eles descobrirem o que o Daemon pode fazer e que nós estamos conectados, vou me ferrar. Ele também. Além disso, tem um garoto novo na escola que, tal como a gente, guarda um segredo. Ele sabe o que aconteceu comigo e pode ajudar, mas, para fazer isso, preciso mentir para o Daemon e ficar longe dele. Como se isso fosse possível! Até que, de repente, tudo muda. Vi alguém que não deveria estar vivo. E tenho que contar ao Daemon, mesmo sabendo que ele não vai parar de investigar até descobrir toda a verdade. Ninguém é o que parece ser. E nem todo mundo irá sobreviver às mentiras.

Autora: Jennifer L. Armentrout
Editora: Valentina
Páginas: 416
Classificação: 4/5


Esse segundo livro começa logo após o final de Obsidiana, os últimos acontecimentos ainda pairam na vida dos personagens e com isso o DOD é melhor explorado, o que deixa a história muito mais ampla, não apenas abordando luz x escuridão (bem e mal) como inimigos mortais, os Luxes além de lidar com os Aruns tem que se manter na linha e fora do radar do governo o que se tornou bem difícil ultimamente.

“Fiquei ali, sozinha sob o ar gelado da noite, abandonada com minhas próprias escolhas, meus erros… minha culpa.”

            Algumas mudanças me deixaram incomodada no final das contas, afinal, uma característica do livro que eu amava era o fato da Katy ser normal, porém disposta a apostar tudo por aqueles que ama, isso mudou e deixou um pouco a desejar, mesmo que a longo prazo se fará necessária a mudança da personagem. Outro ponto negativo foi à falta de confiança da Katy e sua regredida quanto às palavras e segurança, uma personagem sem medo de dizer o que pensa e sente se tornou uma pessoa fechada, insegura, temerosa e escorregadia e isso tudo sem motivo real, apenas escolha e escolha que colocou muito a perder. Mas a Katy não foi de todo mal, a personagem teve grandes momentos de entrega, lealdade, coragem e força, então na balança Katy ainda saiu ganhando, mas foi por muito pouco.

Já as mudanças em Daemon já eram previsíveis, porém se mostraram bem engraçadas e fofinhas, as atitudes dele para conquistar a Katy são de suspirar ao mesmo tempo em que ele não perdeu seu jeito arrogante o que só favoreceu o personagem, amei muito como ele está nesse segundo livro e se minha intuição se provar correta só ficarei mais apaixonada por ele ao longo da série.

“Não sei o que o amanhã trará para a gente, como serão as coisas daqui a um ano. Diabos, a gente pode acabar se matando em uma semana por conta de alguma idiotice. É uma possibilidade. Mas tudo o que eu sei é que o que sinto por você não vai mudar”

            Um problema recorrente nos livros (em geral) e que já se tornou clichê (não dos bons) é a falta de comunicação entre os personagens principais, o que era para ser charmoso ou engraçadinho só se torna irritante conforme as páginas vão seguindo e o processo se repete, aqui não foi diferente, faltou muito diálogo entre os protagonistas, não digo no sentido de ter faltado partes do tipo e sim dos personagens conversarem e dizerem logo o que tinha para ser dito, coisa que se feita de forma correta não influenciaria no decorrer da trama. Além-claro da irritante busca da Katy pelo normal dela, não se enganem eu adoro o fato dela ser normal, adoro as partes em que ela procura ser ela mesma antes de tudo, com o blog, os amigos, mas ela dá muito murro em ponta de faca no quesito romance (ok, sou parcial), fica cansativo de verdade ver a menina negando o que está na cara e pior negando para si mesma, minha filha se um Alien daquele está na minha eu me jogo no disco voador sem pensar duas vezes (Claro, se eu não fosse casada rs).

“Essa cura que você fez… ela me mudou, Daemon. Se você ainda não tinha reparado, eu não podia mover coisas antes.” 

Um personagem que entrou na série para balançar foi o Blake, não propositalmente, mas algumas cenas de Katy, Daemon e Blake juntos me fizeram rir muito. O personagem é algo além do que eu esperava e trás com ele grandes acontecimentos, não falarei quais, mas ele movimenta a trama com certeza. Em contra partida eu senti falta da Dee, ela está presente, porém com menor destaque, sempre a margem e eu queria ela mais participativa na história, pois acho sua energia contagiante, porém a história dela e sua participação tem tudo para ser diferente no próximo livro o porquê disso vocês só vão saber lendo.

Fora as ressalvas acima eu amei o livro, sério mesmo, a escrita e a história evoluíram muito, ficando patamares acima se compararmos com crepúsculo assim como eu fiz na primeira resenha. A narrativa ganhou um tom próprio, único e envolvente, as cenas de ação foram bem colocadas e executadas, além de toda a explicação por trás dos acontecimentos, isso sem falar do final, meus amores que final ESPETACULAR, está na cara que a partir de agora a série ganhará um tom diferente, menos adolescente e mais forte e focado (assim eu prevejo).

            Espero que tenham gostado da resenha e que minha mania de reclamar de tudo não tenha mostrado que eu não gostei do livro, porque de fato não gostei, eu AMEI e acredito que só venha a melhorar, então fica aqui minha indicação sincera. Para quem já leu Obsidiana corre para conferir Ônix e para quem não leu fica a pergunta “está esperando o que para começar essa série incrível?”.

Beijos


9 comentários:

  1. Tenho os dois primeiros livros dessa série, mas sou aquele tipo de leitura que só lê uma série após possuir todos os livros. Sou apaixonada pela escrita da autora e de suas histórias, então imagino que apesar de suas ressalvas está continuação ainda continua envolvente, com personagens cativantes tanto Katy quando Daemon. Por isso e claro que fiquei ainda mais interessada e com vontade de ler a obra por isso espero adquirir os outros livros em breve.

    ResponderExcluir
  2. Adoro resenhas que apesar de gostarem do livro, sabem pontuar os pontos que a leitura não funcionou tanto assim. Essa foi uma serie que eu nem me aventurei, mas confesso que sempre leio um texto inteligente assim, me pergunto se não estou perdendo algo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma saga que desejo ler, pois fiquei bem curioso desde o ano passado, quando os vi pela primeira vez. Eu ainda tenho planejado em ter essa série e lê-la. E fico tranquilo e com mais vontade quando eu vejo pessoas que gostaram. Curti demais sua resenha e comecei a seguir seu blog. Se puder me seguir também, ficarei muito grato também!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Thayza.

    Conheço essa série desde seu primeiro lançamento, mas infelizmente a história nunca me chamou a atenção o suficiente para realizar a leitura.
    É uma pena quando nosso personagem favorito vai perdendo um pouco da essência, eu fico com raiva e triste ao mesmo tempo.
    Apesar de suas ressalvas, o que importa é que no final de tudo foi uma boa leitura. Espero que goste do próximo livro da série.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu nunca tive vontade de ler essa série, e os erros de continuidade que você apontou diminuíram ainda mais a chance que eu teria de ler. Nunca prestei bem atenção no que de fato realmente se trata a história, mas pelo pouco que eu sei é meio que um romance e.t. ? Enfim, obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Thayza, como está?
    Até o momento, a tua resenha foi a única que apontou algum real defeito nessa leitura embora tu mesma tenha dito que amou, especialmente o final.
    Bem, o fato dessa história ter semelhanças com Crepúsculo não me deixa empolgada, mas confesso que tenho muita curiosidade sobre essa série, já que alienígenas não são muito recorrentes nesse gênero de literatura, uma aventura com toques de young adult (pelo menos eu acho).
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ooi,
    Ainda não li essa série mas me identifiquei muito com seu comentário sobre a falta de comunicação dos personagens! Isso também me irrita DEMAIS, principalmente quando a falta de comunicação é a chave de todos os problemas de enredo. Gostei da sua resenha e fiquei curiosa para conhecer a história mesmo com esse detalhe!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Thayza!!!
    Se eu disser que antigamente eu li muita resenha acerca do livro e nenhuma delas chegou realmente a fazer eu me interessar pela história contada no livro, mas não minto que dessa vez foi diferente... pois pela primeira vez me vi encantada por um dos personagens e claro pelo Alien bonitão que aí você disse que fugiria kkkkk
    Acho que vou repensar em dar uma chance para série e parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspor.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu amo essa série e a cada livro a autora coloca elementos para deixar nosso psicológico abalado, principalmente nos momentos finais. Ainda preciso concluir a leitura de Opostos, mas pretendo realizar ainda em agosto.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir