03/02/2019

[Resenha] After #1 - Tudo começa aqui - Anna Todd



Sinopse: Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar.
Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.

Autora: Anna Todd
Editora: Paralela
Páginas: 528
Classificação: 4/5




Eu demorei quatro anos para ler esse livro e confesso que o filme foi o empurrão que eu precisava para realizar a leitura, muito da minha demora se vale ao fato das pessoas falarem muito mal do livro, confesso que só prestei a atenção nas pessoas que odeiam a história e isso acabou me prejudicando bastante.

Se trata de um relacionamento abusivo?

Eu prestei MUITO a atenção e não vi características desse tipo de relacionamento, o que temos nesse livro é uma clássica demonstração de relacionamento tóxico que parece ser abusivo, mas nos detalhes vemos que não é. Os dois personagens estão dentro do mesmo barco, morde e assopra, machuca e faz carinho e inúmeras vezes vão da fúria ao sexo em um nano segundo, mas observem que isso é mútuo, eles não saem desse ciclo vicioso. Sim o Hardin não é flor que se cheire, mas não é abusivo de fato. Lembrando que relacionamento abusivo e relacionamento tóxico são separados por uma linha tênue e nenhum tipo é tolerável na vida real. Ainda falando disso, mas saindo do casal, vemos que o livro é recheado desse tipo de relacionamento, um exemplo de relacionamento abusivo nesse livro é o da mãe da Tessa, percebam a diferença de tratamento e controle empregada em cada um e vão entender o que eu estou falando.

“Às vezes precisamos de alguém diferente. É bom ser desafiado.”

No começo do livro Tessa me irritou profundamente, entendo todo o contexto da personagem, suas nuances e suas dores, mas não me peçam para passar pano nos erros dela. Tessa começou o livro não sabendo de fato que é, escondida atrás de uma máscara bem trabalhada para perfeição, mas aos poucos ela vai moldando a própria personalidade e se torna tolerável. Mas ela me matou de raiva algumas vezes, achei a inocência dela um pouco forçada em alguns momentos, parece que a personagem se perdia e não era, nem de longe a menina brilhante descrita, a autora confundiu um pouco inocência com burrice e isso me incomodou bastante. Hardin é alguém complicado, todo errado, o demônio em pessoa, mas passa um apelo, aquela coisa clássica de ser salvo, de viver nas trevas pois nunca se permitiu sair na luz, suas mudanças de humores são irritantes/interessantes e é intrigante persegui a “salvação” dele junto com o casal e descobrir aos poucos mais sobre ele.

“Ele consome meus pensamentos e invade meus sonhos.”

Eu achei a história desse primeiro livro bem feita, mas poderia ter terminado aqui mesmo. Uma narrativa que gira exclusivamente em torno do relacionamento dos personagens pode ficar cansativa ao longo de 5 livros, esse é de fato um receio que eu tenho, mas vou seguir firme, pois consegui mergulhar de cabeça nessa história e me envolver com os personagens. PRECISO saber o que vem a seguir e sei que não vou conseguir parar até terminar, mas espero que esse receio que tenho em relação as continuações sejam infundadas e eu encontre bons livros daqui para frente.

After é mais do mesmo e ao mesmo tempo tem algo diferente, mexe com os nervos do leitor, faz revirar os olhos de frustração e morrer de ódio dos personagens. Não é uma leitura leve, tem muitas cenas picantes que são bem construídas e colocadas em momentos cruciais, a narrativa tem fluidez, mas se perde um pouco na passagem de tempo, de qualquer forma esse é um livro que você precisa ler para ter uma opinião, mas é importante que esse seja seu tipo de leitura, se não vai ser ladeira a baixo.

Enfim, eu gostei bastante e pretendo continuar e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário